Todos nós desejamos tirar o melhor partido do nosso instrumento, e existem pequenas alterações que se traduzem em grandes vantagens na hora de tocar guitarra.
Recebi à coisa de uma semana um email pedindo um conselho:
Zé o braço da minha strat é demasiado glossy (ou seja, tem verniz brilhante e bem polido) e sinto que a mão cola, especialmente depois de suar. Que se pode fazer para remediar esta situação?
A resposta é muito simples: Sim.
Como?
1º Retirem o braço da guitarra. Caso tenham um modelo que não seja possível, então protejam o corpo com jornal e fita-cola.
2º Com uma lixa muito fina, desbastamos o brilho do verniz. Atenção o objectivo é apenas retirar o brilho e não o verniz. Tem de ser usada uma lixa muito fina, que não deixe arranhadelas no verniz.
E voilá!!!
Estão cépticos? Então façam a seguinte experiência. Lixem metade do braço com lixa muito fina. Depois passem a mão por todo o braço e sintam a diferença, pois vão notar que a mão desliza facilmente na área lixada, e de repente cola na zona polida.
Mãos a obra!
isto é aplicável ao corpo da guitarra também ?
Obviamente o sítio que sentimos mais que o veniz cole a mão é no braço…mas se achar que o corpo da sua guitarra é desconfortável pela mesma razão então também podemos aplicar lixa, sob pena de perder brilho.
Lixa muito fina ? Muito fina quanto exatamente ?
grau 1000 – 2000