Blog

Tailpiece Wrap Around

Existe uma maneira de colocar as cordas em guitarras com ponte Fixa+Tailpiece (como as Gibson Les Paul) que tem ganho adeptos nos últimos anos. Refiro-me ao Tailpiece Wrap Around.

Esta técnica consiste em colocar as cordas da maneira inversa: Ou seja, em vez de passar as cordas pelo furo traseiro do Tailpiece em direcção à Ponte, o fazemos pela frente, passando por cima do Tailpiece.

Desta maneira conseguimos resolver um dos problemas mais comuns na realização de um setup neste género de guitarras. O Tailpiece pode estar totalmente encostado ao corpo da guitarra sem que as cordas batam na parte traseira da Ponte.

Certamente devem perguntar-se se isto se traduz em benefícios.

De facto, é neste ponto que as opiniões variam. Muitos dizem que para além da parte estética nada de significativo se nota. Porem, outros afirmam que este sistema de colocar as cordas aumenta o Sustain da guitarra, tornando o som mais quente e facilita a execução de Bendings.

Os contras desta técnica são o desgaste na parte superior do Tailpiece, caso este seja de má qualidade. Para além do possível salto das cordas nas selas da ponte, caso estas não sejam muito fundas ou o ângulo seja muito reduzido.

No entanto, guitarristas como Zakk Wylde e Joe Bonamassa são adeptos desta técnica.

wrap2
Hoje em dia já se fabricam Tailpieces destinados desta maneira:

SESOP-TSB_bridge-tailpieceExperimentem e tirem as vossas conclusões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *